Pular para o conteúdo principal

Novo Mascote: Conta De Luz Mais Barata

O Brasil já tem um mascote para a economia: a conta de luz. Em meio a tanto pessimismo e dúvidas sobre os rumos do país, o governo resolveu escolher um tema sensível aos brasileiros e à popularidade da presidente Dilma Rousseff. A promessa de redução da conta de energia elétrica para residências e industrias vem balançando sem cair desde o anúncio da medida, no ano passado.Agora a promessa deve ganhar um reforço inesperado: a presidente está para anunciar uma redução ainda maior das tarifas de energia – 18% para as casas e comércio e até 32% para indústria. Já estava difícil acreditar, ou pelo menos entender, como seria possível manter o compromisso original (queda de 20%) com a confusão gerada pelo plano de renovação das concessões das companhias elétricas e agora com o uso prolongado das termelétricas para garantir o abastecimento de energia do país.


Com os obstáculos atuais, o governo teria que “financiar” a queda das contas de luz para não jogar as empresas do setor no limbo (ou na escuridão). O subsídio virá através do Tesouro Nacional, emitindo dívida nova para levantar caixa e bancar a promessa, já disse o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Romeu Rufino.

Ora, o Brasil mal conseguiu fechar as contas em 2012 para cumprir a meta do superávit primário (poupança para pagar juros da dívida). Como vai conseguir a proeza em 2013 se aumentar ainda mais os gastos públicos? Não se pode esquecer que o governo já terá que lidar com uma queda importante na arrecadação em função das desonerações e isenções de impostos já comprometidas e que vão pesar mais este ano.

Junte isso com as notícias divulgadas sobre a economia nestes primeiros 23 dias de janeiro. Algumas delas só nesta quarta-feira (23): o déficit na conta corrente (todas as transações brasileiras com o exterior) é recorde em 2012 – ficamos negativos em US$ 54 bilhões; a inflação dos 15 primeiros dias do ano fica em 0,88% e faz o IPCA chegar a 6,02% em 12 meses, sendo que mais de 70% dos preços apresentaram alta; FMI reduz as projeções de crescimento para o Brasil, na correção mais acentuada feita pelo Fundo para as maiores economias do mundo – para eles o Brasil vai crescer 3,5% em 2013. 

A conta de luz não vai conseguir sozinha iluminar essa trilha pedregosa que a economia brasileira atravessa agora. Desviar o foco dos problemas mais urgentes para tentar avançar com maior rapidez pode acabar custando caro para o país. O mapa do “tesouro” tem mais mistérios do que indicações de como vamos, por exemplo, controlar uma alta mais acentuada da inflação. Essa sim uma baita pedra no caminho, com ou sem luz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romanelli é o novo líder do Governo

Paraná - Na reunião com o secretariado, que acabou agora há pouco no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), como novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Romanelli e o atual líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB) acompanharam a reunião que demorou três horas. Romanelli vai para seu quarto mandato no legislativo paranaense e já ocupou o posto no governo de Roberto Requião (PMDB). “É claro que me sinto horando com o convite e com a nova missão. Sei também que estamos vivendo uma conjuntura difícil no plano estadual e federal, mas temos que trabalhar forte para enfrentar os ajuste que a economia está apresentando”, disse.

Pente-fino em benefícios deve economizar R$ 1,6 bi por ano facebook twitter google

Um pente-fino feito pelo governo federal demonstrou mais uma vez a irresponsabilidade da gestão de Dilma Rousseff com o dinheiro público. Após analisar os 87.517 benefícios de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez concedidos há mais de dois anos por ordem judicial, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) cancelou 73.352 auxílios, ou 84% dos casos, após descobrir, por meio de perícia, que essas pessoas eram saudáveis e não necessitavam do benefício. O governo ainda cassou os pagamentos a outras 11.502 pessoas que não compareceram à reavaliação. As informações são de matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (13). À reportagem da Folha, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, lamentou a negligência do governo Dilma com os recursos públicos. “Isso caracteriza um descontrole importante com o dinheiro público. Não havia regra nenhuma, ficou tudo solto. O governo anterior tratou isso como uma coisa natural. Não entendemos que isso seja u

Paraná Turismo - Buraco Do Padre

A Furna do Buraco do Padre é um dos mais belos atrativos naturais dos Campos Gerais, no estado do Paraná, Sul do Brasil. Está localizada dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, na borda leste da Bacia do Paraná, a aproximadamente 24 km a leste/sudeste da cidade de Ponta Grossa, distrito de Itaiacoca. É uma furna que ocorre no cruzamento de falhas geológicas e fraturas que cortam as rochas arenosas da Formação Furnas. Estas falhas e fraturas causaram erosão subterrânea do arenito. O acesso ao interior da furna se dá através do leito do Rio Quebra-Pedra, com a ocorrência de uma imponente cascata. Dentro do Buraco do Padre ocorrem notáveis exposições de arenitos da Formação Furnas, com suas típicas estratificações cruzadas e plano-paralelas.