Pular para o conteúdo principal

Vidros (História)

A arte de fabricar o vidro é muito antiga, ignorando-se a forma como surgiu. Uma das histórias conhecidas sobre a descoberta do vidro, relata que, há uns 5000 anos, uns mercadores fenícios terão desembarcado nas margens do rio Belo, na Síria. Estes mercadores, para cozeram os alimentos, terão recorrido a folhas de uma planta existente no local (a planta Kali), para fazerem uma fogueira na areia. Segundo esta lenda, a cinza destas folhas terá fornecido o carbonato de sódio, que misturado com as areias originou um líquido transparente, que quando frio, adquiriu um aspecto duro e liso, semelhante a uma pedra preciosa - o vidro.

Técnica do vidro soprado
É evidente que esta história não passa de uma lenda, pois para a produção do vidro são necessárias temperaturas muito elevadas (>2000º C), pelo que o calor produzido numa fogueira não pode concentrar temperaturas desta ordem de valores.
A arte de fabricar o vidro terá surgido na Mesopotâmia, há pelo menos quarenta séculos. A descoberta de lâminas de argila, escritas em alfabeto cuneiforme, datadas de 2700 anos, nas quais se encontram registadas instruções relativamente ao fabrico do vidro , levaram os historiadores a pensar que estas instruções terão sido copiadas ao longo de séculos.
Também os egípcios conheciam a técnica de fabrico do vidro (1400 anos a.C.) pois existem, para além de objetos de vidro, algumas gravuras datadas dessa época, que representam o processo de fabrico de vidro.
Aproximadamente um século d.C., a descoberta de umacana de vidreiro, demonstra que esta técnica é muito antiga, permitindo a produção de materiais de vidro com as mais variadas formas.
Mais recentemente, no século 17 e 18, deu-se a industrialização do fabrico do vidro, começando-se a produzir vidro plano, tendo este entrado no mercado da construção civil e decoração de interiores. A partir de 1920, as técnicas de fabrico de vidro sofreram grande evolução, de tal forma, que atualmente  o vidro constitui a matéria prima de vários utensílios domésticos, de materiais laboratoriais, médicos e industriais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Romanelli é o novo líder do Governo

Paraná - Na reunião com o secretariado, que acabou agora há pouco no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), como novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Romanelli e o atual líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB) acompanharam a reunião que demorou três horas. Romanelli vai para seu quarto mandato no legislativo paranaense e já ocupou o posto no governo de Roberto Requião (PMDB). “É claro que me sinto horando com o convite e com a nova missão. Sei também que estamos vivendo uma conjuntura difícil no plano estadual e federal, mas temos que trabalhar forte para enfrentar os ajuste que a economia está apresentando”, disse.

Pente-fino em benefícios deve economizar R$ 1,6 bi por ano facebook twitter google

Um pente-fino feito pelo governo federal demonstrou mais uma vez a irresponsabilidade da gestão de Dilma Rousseff com o dinheiro público. Após analisar os 87.517 benefícios de auxílios-doença e aposentadorias por invalidez concedidos há mais de dois anos por ordem judicial, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) cancelou 73.352 auxílios, ou 84% dos casos, após descobrir, por meio de perícia, que essas pessoas eram saudáveis e não necessitavam do benefício. O governo ainda cassou os pagamentos a outras 11.502 pessoas que não compareceram à reavaliação. As informações são de matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira (13). À reportagem da Folha, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, lamentou a negligência do governo Dilma com os recursos públicos. “Isso caracteriza um descontrole importante com o dinheiro público. Não havia regra nenhuma, ficou tudo solto. O governo anterior tratou isso como uma coisa natural. Não entendemos que isso seja u

Paraná Turismo - Buraco Do Padre

A Furna do Buraco do Padre é um dos mais belos atrativos naturais dos Campos Gerais, no estado do Paraná, Sul do Brasil. Está localizada dentro do Parque Nacional dos Campos Gerais, na borda leste da Bacia do Paraná, a aproximadamente 24 km a leste/sudeste da cidade de Ponta Grossa, distrito de Itaiacoca. É uma furna que ocorre no cruzamento de falhas geológicas e fraturas que cortam as rochas arenosas da Formação Furnas. Estas falhas e fraturas causaram erosão subterrânea do arenito. O acesso ao interior da furna se dá através do leito do Rio Quebra-Pedra, com a ocorrência de uma imponente cascata. Dentro do Buraco do Padre ocorrem notáveis exposições de arenitos da Formação Furnas, com suas típicas estratificações cruzadas e plano-paralelas.