Pular para o conteúdo principal

Projeto Para Nova Ceasa De Maringá Dobra Área Construída


A modernização da Centrais de Abastecimento (Ceasa) Maringá será integrada a outros empreendimentos na cidade.O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, apresentaram o projeto na noite da segunda-feira (25), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá ? Acim.Maringá, 25/02/2013.Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá
Agricultura 

Maringá/PR - A modernização da Centrais de Abastecimento (Ceasa) Maringá será integrada a outros empreendimentos na cidade. O projeto prevê ampliação da área construída dos atuais 10,1 mil metros quadrados para 21 mil metros quadrados. A proposta é construir nova estrutura, estimada em R$ 30 milhões, com recursos públicos e privados. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, apresentaram o projeto na noite da segunda-feira (25), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – Acim. O prefeito Roberto Pupin disse que pretende integrar o projeto a outros empreendimentos estratégicos para a cidade, como o terminal multimodal do aeroporto e a Cidade Industrial, localizados na mesma região da Ceasa. 
Segundo Ortigara, o plano do governador Beto Richa é modernizar as centrais não apenas para atender o sistema de distribuição, mas desde o pequeno produtor até o consumidor final, com mais mercadorias. “O projeto muda o mercado de hortigranjeiros, abrindo espaço para a inclusão de outros produtos como pescados, flores e frutas”, afirmou o secretário, citando o potencial da região na produção de flores. 
Além da área disponível para a implantação do projeto, Maringá apresenta outras vantagens para a nova Ceasa. “A central está em uma localização privilegiada, dentro de uma área onde serão implantados projetos importantes como o terminal multimodal do aeroporto, que pode beneficiar inclusive a exportação de produtos agrícolas da região”, afirmou. 
O gerente do Prohort/Conab, Newton Araújo, e o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, elogiaram o projeto e a iniciativa do Governo do Estado em iniciar a inovação do sistema de distribuição de alimentos. “A qualidade dos alimentos reflete em saúde para as pessoas”, reforçou Araújo. 
A modernização da Centrais de Abastecimento (Ceasa) Maringá será integrada a outros empreendimentos na cidade.O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o diretor-presidente da Ceasa Paraná, Luiz Dâmaso Gusi, apresentaram o projeto na noite da segunda-feira (25), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá ? Acim.Maringá, 25/02/2013.Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maringá

PLANEJAMENTO – O presidente da Ceasa Paraná, Luiz Gusi, explicou que as Ceasas normalmente são estruturas isoladas dos projetos urbanos. Com a área disponível e o planejamento da cidade, que leva em conta a estrutura da Ceasa, Maringá foi escolhida para a implantação do projeto-piloto de modernização. “Vamos levar essa ideia para as demais centrais no estado, instaladas em Curitiba, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu”, disse Gusi.
O dirigente mostrou que o modelo das centrais de abastecimento existente no Brasil está ultrapassado, não atendendo a realidade do mercado. “Queremos ser modelo para o país e buscamos o que existe de funcional em países europeus”, afirmou Gusi. A Ceasa Paraná mantém acordo de cooperação técnica com a região Emilia Romagna, na Itália. 
O presidente da Ceasa Paraná explicou que um caminhão médio demora de duas horas a duas horas e meia para ser descarregado, contra a média de 30 minutos no modelo europeu. As perdas, que não chegam a 0,1% nas centrais da Europa, aqui podem passar de 25%. 

VANTAGENS – O Paraná é o quarto estado em movimentação de produtos nas centrais de abastecimento no Brasil, com mais de 1,1 milhão de toneladas de hortigranjeiros ao ano, envolvendo 659 empresas. A Ceasa de Maringá movimenta anualmente 120 mil toneladas de produtos com 69 empresas. A central maringaense está em uma área de 211,7 mil metros quadrados.
O presidente da Acim, Marco Tadeu, garantiu apoio da entidade para o projeto, na visão dele viável dentro do conceito de integração do desenvolvimento regional. “A nova Ceasa Maringá é um projeto divisor de águas e dentro do espírito de trabalho da comunidade pelo bem comum”, afirmou. 
A apresentação do projeto da Ceasa contou com a presença de lideranças, empresários e permissionários locais, entre eles o vice-prefeito, Cláudio Ferdinandi; o presidente da ACIM, Marco Tadeu Barbosa; o presidente da Amusep, prefeito Edgar Silvestre e o coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Carvalho Pinto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de

Se O Mundo Tivesse 100 Pessoas