Pular para o conteúdo principal

Vendas Da Indústria Do Paraná Têm Desempenho Histórico


Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e divulgado nesta quarta-feira (20/02) também aponta crescimento de 2,89 % no nível de emprego do segmento. 
Foto: Gilson Abreu/FIEP

Paraná - As vendas da indústria paranaense cresceram 2,27 % em 2012 em relação a 2011. O levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e divulgado nesta quarta-feira (20/02) também aponta crescimento de 2,89 % no nível de emprego do segmento. Foi o terceiro ano seguido de crescimento nas vendas do setor industrial paranaense. Os resultados colocam o ano passado como o de melhor desempenho do setor industrial desde 1986, quando foi iniciada a série histórica da pesquisa. 
O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirma que os números são animadores e refletem, em parte, o momento de confiança do setor produtivo nas políticas criadas pelo Governo Beto Richa. "Voltamos a ser parceiros da iniciativa privada. Há segurança jurídica, respeito aos contratos e o suporte do Estado para incentivar empreendimentos que gerem emprego e renda"
Em cerca de dois anos, o programa Paraná Competitivo atraiu ao Estado cerca de R$ 20 bilhões em novos investimentos e gerou 120 mil empregos em todas as regiões. "Com a consolidação e o início de operação desses empreendimentos acredito que teremos números ainda melhores nos próximos anos", prevê Barros
De acordo a Fiep, o resultado positivo das vendas industriais em 2012 foi possível mesmo com a queda, típica para essa época do ano, de -9,47% nas vendas em dezembro, em comparação com novembro. No último mês do ano, 16 dos 18 gêneros pesquisados pela Fiep tiveram desempenho negativo. 
As reduções atingiram inclusive dois dos três setores de maior participação relativa no faturamento da indústria paranaense: '‘Alimentos e Bebidas’ (-10,27%) e ‘Veículos Automotores’ (-8,27%). Juntos com o setor de ‘Petróleo e Produção de Álcool’ – que cresceu 6,11% em dezembro –, esses gêneros representam cerca de três quartos do peso médio na composição das vendas do Estado. 
No acumulado do ano, a Federação aponta crescimento nas vendas de 12 dos 18 gêneros analisados. Os itens que mais se destacaram em 2012 foram ‘Material Eletrônico e de Comunicações’ (+22,84%), ‘Têxteis’ (+20,54%) e ‘Vestuário’ (+18,29%). Além disso, o setor de ‘Veículos Automotores’, com aumento de 15,96% em suas vendas no ano, foi o que teve maior contribuição proporcional para o desempenho positivo acumulado no ano por toda a indústria paranaense. Por outro lado, os gêneros com maiores decréscimos foram ‘Edição e Impressão’ (-23,44%), ‘Metalúrgica Básica’ (-17,28%) e ‘Móveis e Indústrias Diversas” (-15,68%). 
Com o resultado positivo de 2012, a indústria paranaense acumula três anos consecutivos de crescimento. Esse ritmo de expansão das vendas foi registrado anteriormente em outros dois períodos da série histórica da Fiep: entre 1999 e 2001 e entre 2005 e 2007. Em apenas um período, entre 1992 e 1997, registrou-se um crescimento consecutivo superior a três anos. 
“Esses resultados mostram que a indústria do Paraná, apesar de todas as dificuldades que encontra, continua com um crescimento consistente e contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirma o presidente da Fiep, Edson Campagnolo.

Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e divulgado nesta quarta-feira (20/02) também aponta crescimento de 2,89 % no nível de emprego do segmento. 
Foto: Gilson Abreu/FIEP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo melhora instalações de escolas no Oeste do Estado

Paraná  - Mais de 40 escolas no Oeste do Paraná passaram por algum tipo de obras de ampliação, reformas e reparo de grande e médio porte. Desde 2011, o Governo do Estado investe R$ 14 milhões em melhoria da infraestrutura escolar na região. Nesta segunda-feira (27) começará mais uma obra, a revitalização do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, em Palotina.  A escola especializada em curso técnico agrícola terá novos alojamentos para os alunos que estudam em regime de internato, além de laboratórios e reforma geral nas instalações. São mais de 270 alunos de 14 municípios da região que estudam no colégio.  “Estamos muito contentes porque os professores vão ter mais condições de trabalho e os alunos um local adequado para estudar”, disse o diretor Glauco Torino. Além do novo prédio, a escola ganhará três laboratórios específicos para agroindústrias de leite, vegetais e carnes, e laboratórios padrões.  A escola terá ainda reforma na cozinha, refeitório, almoxarifado e

Significado De 10 Desenhos E Tatuagens No Mundo Do Crime

Não é regra, mas no mundo do crime, desenhos infantis e símbolos religiosos simbolizam crimes. As tatuagens servem para que eles se reconheçam dentro dos grupos criminosos. No código do crime, tatuagens formam um código onde cada uma representa o delito cometido ou mesmo uma afinidade com uma corrente criminosa. A realidade das tatuagens dos criminosos é internacional, mas algumas especificidades e cada vez mais os criminosos usam tatuagens para criar identificação com o grupo. Entretanto, a existência da tatuagem não é condição para ser bandido e na maioria das vezes, as tatuagens dos criminosos não são feitas em estúdios profissionais e sim nas próprias celas. Existe uma diferença grande entre as tatuagens feitas em estúdios, com os modernos aparelhos de segurança, que fazem das tatuagens verdadeiras obras de arte com as feitas em presídios, onde são usados, equipamentos rústicos e inadequados como pregos, arame, clipes e até ponta de caneta. São coloridas com tinta esferográfic

Romanelli é o novo líder do Governo

Paraná - Na reunião com o secretariado, que acabou agora há pouco no Palácio Iguaçu, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), como novo líder do governo na Assembleia Legislativa. Romanelli e o atual líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB) acompanharam a reunião que demorou três horas. Romanelli vai para seu quarto mandato no legislativo paranaense e já ocupou o posto no governo de Roberto Requião (PMDB). “É claro que me sinto horando com o convite e com a nova missão. Sei também que estamos vivendo uma conjuntura difícil no plano estadual e federal, mas temos que trabalhar forte para enfrentar os ajuste que a economia está apresentando”, disse.