Pular para o conteúdo principal

Sensacionalismo



Pode-se dizer que os mass media são os principais responsáveis pelas transformações sociais da atualidade. O jornalista é seu cúmplice e sabe quais são as armas capazes de construir ou destruir ideologias. Cientes desse conceito, a imprensa em geral atua cada vez mais com a ideia de "o que é bom é aquilo que o público gosta". A partir do momento em que os produtos da mídia são consumidos, se tornam mercadorias. É na guerra em busca de audiência, que as regras da ética e moral são esquecidas. Daí vale tudo: sensacionalismo, notícias mal-investigadas, boatos.

Segundo o jornalista Jairo Faria Mendes, no artigo Opção pelo sensacionalismo, publicado no Observatório da Imprensa (novembro/2000),"a ética jornalística é influenciada pelas idéias dominantes em nossa sociedade. Por isso, ela será muito influenciada pelo pensamento neoliberal, que se subordinará aos princípios capitalistas, idolatrando o mercado, valorizando o egoísmo e o individualismo".
Quando se fala em sensacionalismo, falamos de manipular a informação de modo incompleto ou parcial e apresentar essa informação num formato exagerado ou enganador. A exploração de notícias sensacionalistas em geral resulta em audiência, mas também pode gerar em mais sensacionalismo. Ele pode vir expresso na apresentação visual (diagramação), no tema (conteúdo) e na forma de apresentar o discurso.
Sensacionalismo envolve também a certeza de verdade absoluta em determinados fatos, quando o que se tem são opiniões, hipóteses, casos isolados. O sensacionalismo é, na verdade, uma questão mundial, mas no Brasil foi transformado em instrumento da competição entre emissoras de televisão e jornais. Esta concorrência é prejudicial à formação de uma opinião pública clara e sensata. 
Se recordarmos do triste caso de uma escola paulista - no qual os diretores foram acusados de molestar sexualmente seus alunos - veremos que para os meios de comunicação basta um indício, uma denúncia qualquer para que sejam feitas grandes manchetes sensacionalistas. Constatou-se posteriormente que a acusação era falsa, mas a vida dos diretores da escola foi totalmente destruída. Mais tarde a própria TV apuraria os fatos, desmentiria as investigações oficiais e corrigiria o erro. Entretanto, a retratação serviu apenas para que saíssem da prisão.
Sensacionalismo é, enfim, fazer apelo a reações mais baseadas na emoção do que na razão, trazendo sentimentos primários à tona, simplificando polêmicas em vez de fornecer elementos que permitam pensar, compreender, formar opinião. E, neste contexto, não interessa só aquilo que o veículo diz, mas também o modo como se diz. É claro que a mídia deve ser investigativa, denunciante de injustiças. Este é seu principal papel na sociedade, mas precisa ser exercido com responsabilidade, visando as conseqüências que erros de informação podem causar.




Ver Também:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova S-10 Apanhando De Belina

Insegurança: Mercado É Roubado Na Hora Do Almoço

Nova Esperança/PR  - Hoje (24) véspera de Natal, um Mercado localizado na Avenida Felipe Camarão foi mais uma vítima da falta de segurança enfrentada pela cidade. O mercado tradicional na cidade foi assaltado, dois vagabundos aparentemente de menores chegaram em uma moto e deram voz de assalto  e como sempre sem nenhuma preocupação por parte dos delinquentes e mais uma vez pergunto, cade a Policia? Não era para estarem mais ativos nesta época? Era! Mas não estão. Lamentável. Até quando isso, até quando esta falta de segurança? Talvez esteja na hora de comerciantes se unirem e voltarem nos tempos passados, juntarem uma grana e pagarem para homens fora da lei resolverem este problema, o duro é que se amanhecer bandido morto, a PM, Ministério Público vai enlouquecer, pois bandidos é proibido matar, pois em Nova Esperança parece que bandido tem mais liberdade ainda. 

Apertado Holanda Vence E Semi Finais Não Terá Zebras

Copa Do Mundo 2014 - Em uma partida protagonizada pelos goleiros, a Holanda conquistou a última vaga para as semifinais da Copa do Mundo. Depois de empatar por 0 a 0 com a Costa Rica nos 120 minutos de jogo, a Holanda conseguiu a classificação ao vencer a grande surpresa da Copa do Mundo por 4 a 3 nos pênaltis. Enquanto a bola estava rolando, o goleiro Navas se destacou com milagres e muita sorte. Três bolas da Holanda foram na trave. Já nas penalidades, a estrela foi o goleiro Krul. Ele entrou só para a disputa de pênaltis. O primeiro tempo da partida não fez jus a um jogo de quartas de final de Copa do Mundo. Com a Holanda tocando excessivamente a bola e a Costa Rica armando uma retranca gigantesca, o primeiro chute a gol só foi dado aos 20 minutos. O único destaque da primeira etapa foi Navas. Por quatro oportunidades, o arqueiro conseguiu defender chutes do ataque holandês. Entre os lances, uma saída providencial nos pés de Robben aos 21 minutos e uma defesa em cobrança de